A infância é o momento adequado para a criança desenvolver não só habilidades pessoais e sociais, mas também desenvolver a capacidade de gestão das suas emoções (a sua inteligencia emocional).
O que acontece quando estimulamos a Inteligencia emocional nas crianças
“Se as crianças aprenderem a expressar e a gerir as suas emoções, na infância, vão crescer mais capazes e saudáveis, o desenvolver destas capacidades faz com que se tornem adultos que sabem lidar com os seus sentimentos e emoções, que sabem compreender os outros à sua volta e desenvolver empatia, que sabem controlar e gerir melhor os seus impulsos.”
Compreendemos hoje que trabalhar as emoções é fundamental no processo de aprendizagem. A aprendizagem é mais significativa quando associada a emoções positivas, para além de que, numa aprendizagem a que não está associada um conteúdo emocional o cérebro não vai reter a informação por muito tempo.
Então, a questão que se põe é : Como ajudar as crianças, os nossos filhos a desenvolverem a sua Inteligência emocional? A serem emocionalmente mais maduras
A Inteligência Emocional é estimulada na criança, através da qualidade das interações entre a criança e os adultos de referência, pais ou cuidadores, professores. Ajudar a criança a resolver os desafios surgem diariamente é um excelente ponto de partida para fomentar a Inteligência Emocional.
Dicas para promover a inteligencia emocional nas crianças:
- Espaço para emoções – Dar espaço à criança para se exprimir abertamente sobre os seus sentimentos.
Deixar que a criança fale sobre os seus sentimentos e emoções, e até motivá-las a exprimir os seus sentimentos. Aceitar o que a criança sente e validar as emoções da criança.
- Praticar Escuta ativa – Ao escutar a criança com empatia promove-se na criança também esta capacidade de saber escutar.
Devemos ouvir, sem julgar nem minimizar o que a criança está a sentir no momento. Nunca desvalorizar o que a criança sente, nem dizer-lhe que não tem razão para se sentir assim, ou que chora sem razão…
- Ajudar a verbalizar as emoções – Atribuir um nome e significado às emoções ajudando a criança desenvolver literacia emocional;
Utilizar as palavras certas para descrever as emoções .Se a criança se sente triste utilizar a palavra tristeza. Se está contente, utilizar a palavra alegria.
- Desenvolver empatia – Ajudar a criança a identificar as emoções nos outros.
Como é que achas que o teu amigo se sentiu naquela situação? E se isto acontecesse contigo, o que sentirias? Por ex.
Várias atividades lúdicas podem ser feitas com as crianças a fim de que elas aprendam a identificar expressões faciais de alegria, ansiedade, cumplicidade, medo, raiva, tristeza ou desenvolver brincadeiras de reconhecimento de emoções nas personagens favoritas da criança em histórias ou desenhos animados;
- Todas as emoções são importantes
É essencial que a criança compreenda que as emoções fazem parte da vida de qualquer pessoa e que todos os sentimentos são importantes e legítimos. Há que aprender a lidar com eles.
Nunca passar a mensagem à criança que exteriorizar as suas emoções é negativo, sejam estas quais forem, podemos sim ensiná-las a geri-las melhor. E ai vai ser importante o nosso exemplo.
- Conversar sobra as situaçóes do dia a dia e comunicação reciproca
Falar das situações do dia-a-dia, explorar com a criança várias possibilidades, perguntando-lhe o que faria em determinada ocasião;
Fomentar o diálogo familiar, falar sobre coisas que aconteceram e ir orientando a criança nas suas escolhas e decisões.
- Ensinar, ou ajudar a criança a descobrir formas alternativas de exprimir algumas emoções e as suas frustrações
Ajudar as crianças a perceberem quando estão a ficar cansados, stressados, zangados…etc
Estás a ficar cansado, como é que isto te está a fazer sentir? Estás irritado? Com é que podes sentir-te melhor, o que podes fazer para te sentires melhor?
Queres acalmar-te um pouco e já falamos. Precisas de respirar fundo?
Estás zangado com o teu amigo, como é que lhe podes mostrar que estás zangado com ele sem lhe bateres?
- Ter atenção à Modelação do comportamento :
As nossas ações representarão um modelo de conduta a ser seguido. Nós vamos dar o exemplo,dai ser fundamental ser assertivo e respeitador das necessidades e limites dos outros.
As crianças aprendem a regular as suas emoções, o cansaço, a zanga, a frustração, etc e a expressar as emoções através da daquilo que vêem. Do exemplo dos pais…
Como é a tua Inteligencia emocional?
Fátima Gouveia e Silva
Queres saber mais ?
https://www.academiademaes.com/course/details/gestao-emocional-para-maes-a-beira-de-um-ataque-de-nervos