fbpx
Menu Fechar

Dicas para as férias

férias missão descomplicar

Proposta para Missão de férias – Descomplicar!

Certamente quando chegas a esta altura do ano, já estás cansada, com necessidade de descanso, apanhar  sol, ler um bom livro, passear, não fazer nada …. Quando se tem crianças pequenas esta não é bem a realidade…

Talvez os preparativos para as férias já te deixem exausta com muita coisa para pensar, muita coisa para planear, muitas malas para fazer…  E depois, depende … quantas vezes as coisas não correm como planeado e, em vez de momentos de descontração, surgem os momentos de conflito e tantos outros desafios… as férias podem, ser muito cansativas e desafiantes. E quantas vezes, também,  chegado o fim das férias, sentes que precisavas de ir de férias outra vez? 

Inspirada em dicas da Academia de Parentalidade vou propor-te um conjunto de sugestões e desafios para que estas férias sejam repletas de momentos divertidos, com muita ação e muito amor e presença. A tua atitude pode fazer a diferença, para ti e para eles 🙂

  • O que podes fazer para que as férias com as crianças sejam um momento agradável e não de stress?!
  • Como podes aproveitar para estabelecer maior conexão com os teus filhos e trabalhar na qualidade da relação?

1ª Dica  : Define as tuas intenções para as férias : O que desejas, o que não queres, que tipo de pessoa queres ser, que experiencias queres ter e queres que a tua família tenha.

É um bom começo : Por ex. nestas férias quero ser uma pessoa divertida, brincar muito com as crianças, não me preocupar com as horas etc

2ª dica : Lembra-te do teu tempo, do tempo que precisas para ti, não descures as tuas necessidades.

Lembra-te ao cuidares de ti, também estás a cuidar dos teus filhos!

Aproveita os momentos em que as crianças descansam, se o fizerem, para teres o “teu” momento. Lê, ouve musica, descansa faz o que te apetecer. Para estares bem para a família, tens que te sentir bem. Pede a colaboração de todos, sê autentica, comunica as tuas necessidades de descanso para recarregares baterias e estares em condições para alinhares nas suas brincadeiras.

3ª. Dica : Deixa a agenda em casa : Não sejas rígida com horários… não olhes muito para o relógio. Fecha um bocado os olhos às rotinas, sê flexíveis naquelas coisas que não prejudicam ninguém. Percebe quais são as rotinas que é necessário manter. 

Lembra-te que deves assegurar algumas coisas importantes : períodos de descanso extra, está atenta a como as crianças se vão alimentando ao longo do dia (sem stress), se bebem muita água e se tem momentos de calma suficiente no meio de toda a agitação.

4ª dica : Não leves expectativas, nem planos muito rigorosos. Aproveita e tira partido de todos os momentos que aparecerem.

Pensa como pode ser difícil para as crianças ir para uma casa diferente, estar à espera num restaurante para jantar quando estão cansados e cheios de sono, ou como  é chato vir embora da praia quando a brincadeira está boa ou sair da agua, por ex.

Se alguma coisa não correr conforme planeado, é hora de gerir expectativas e frustrações, e toca a improvisar com sentido de humor! As férias podem ser tanto de planeamento como de improviso.

5ª dica – Envolve as crianças  quando fazes o planeamento das férias ou quando planeias o que fazer em cada dia (planeiem em conjunto).

De forma a promover a cooperação entre todos, conversem e envolvam as crianças nessa organização. Se possível envolve-os nas pequenas decisões, negoceia o que for possível, pergunta como querem fazer, ou pelo menos avisa e explica o que se vai passar, onde vão jantar ou o que vão fazer na manhã seguinte ou quanto tempo falta para sair da piscina, por exemplo. (há crianças que tem necessidade de rotina para se sentirem seguras…)

6ª dica – Quando estás com as crianças, está por inteiro, a aproveitar o momento, a ouvi-los, a criar ligações… As férias são momentos ótimos para brincar com a mãe. Provavelmente os teus filhos vão exigir a tua presença a toda a hora. E aposto que tu provavelmente,  estarás mesmo a precisar de uns minutos de descanso ao sol ou a ler.

Sê muito autentica nestes momentos. Negoceia e explica as tuas necessidades. Alterna com o pai ou outro membro da família os momentos de brincadeira com as crianças, se possível.

7ª dica : Procura praticar uma comunicação consciente: estabelece ligação, reconhece o que está a acontecer e as suas emoções, fala na primeira pessoa da tua necessidade, pede a colaboração, negoceia se possível, procura chegar a um acordo que seja bom para ambas as partes. Pergunta a cada um o que pode fazer para ajudar, e define tarefas em conjunto. As crianças também gostam de ajudar e de se sentir uteis.

Dá o mínimo de instruções e comandos, faz apenas e eles seguem. Não massacres com dicas e sugestões  –  “vai, entra, sai, cuidado, sobe, desce, come, veste-te, faz assim, faz assado, mergulha” – nem com informação e perguntas. 

8ª dica : Pratica Mindfulness (não precisas de fazer meditações, mas pode ser uma boa altura para começar)

Pára, respira e conecta-te contigo sempre que precisares. Sentires-te presente e Aprecia cada momento…

Interioriza as atitudes mindfulness que sentires que mais te ajudam a ultrapassar este desafio chamado férias :

Não-julgamento, Aceitação, Paciência, Confiança, Não-esforço, Mente principiante, Deixar ir …

São praticas que podes ir treinando, até podes concentrar-te numa prática por dia…

9ª dica : Faz atividades “malucas” com os teus filhos, coisas que normalmente não fazes 😉

Faz rodas na praia, se conseguires, inventa jogos, faz yoga, conta anedotas, faz caretas, mostra como também gostas de te divertir. Surpreende os miúdos e a ti própria!  

Ri, pula, brinca, joga, permite-te DIVERTIR!

Desejo-te umas excelentes férias! Que sejam momentos de diversão, mas também de descanso e de recarregar baterias.

Aproveita as férias para conexão ou reconexão em familia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *