fbpx
Menu Fechar

Livros recomendados para as férias

Nunca se escreveu tanto sobre parentalidade e há uma oferta imensa de livros sobre o tema (eu confesso que tenho pilhas de livros sobre o assunto). Quando escolho um livro, normalmente já o faço por referencia de alguém, sabendo que será algo com que me sinto alinhada mas, naturalmente, também estou aberta à descoberta de novos autores.

Os livros não tem soluções milagrosas, mas, podem dar-nos informação preciosa sobre a criança e podem fazer-nos refletir sobre a nossa forma de estar na parentalidade e na relação que temos com os nossos filhos. É muito interessante esta recolha de informação pois, permite-nos não só educar com base no amor mas também com base na ciência.

Aqui estão as escolhas para estas férias :

EDUCAR COM MINDFULNESS : Mikaela Owén

É o Guia da Parentalidade Consciente. A Mia é fundadora da Academia de Parentalidade Consciente e a maior referência a nível nacional na área. Foi com ela que fiz a minha certificação de facilitadores de Parentalidade Consciente.

Para quem quer saber o que é a PC,  este é o livro indicado para começar. MAS, é um livro que nos leva a uma grande transformação interior e a uma necessária mudança de Mindset.

Esta mudança de mindset permite-nos viver a parentalidade de uma forma mais serena, muito mais presente e conectada, para nosso bem e dos nossos filhos.

A Mia desafia-nos a desaprender  preconceitos, regras, crenças enraizadas em nós, fruto de uma educação mais tradicional e muito focada em comportamentos e correção de comportamentos. Ajuda-nos a olhar para as crianças de uma  perspetiva diferente e a ver para além muito do comportamento das crianças. Ensina-nos também a  olhar para nós também de uma forma diferente, sem culpas nem julgamentos …

Este livro fala-nos sobre Intenções e valores, comunicação consciente, alternativas aos castigos, desenvolvimento da AE na criança entre outros. Fala-nos, também, sobre comportamentos como forma de expressão de necessidades, e amplia-nos a consciência, fazendo-nos perceber o impacto que têm nas crianças os nossos hábitos e os nossos próprios comportamentos. E como, a forma como nos relacionamos com os nossos filhos influencia profundamente no desenvolvimento de uma auto estima saudável, e no seu crescimento e desenvolvimento como futuros adultos felizes e responsáveis.

É um livro para ler, reler, estudar e consultar sempre que for preciso. É muito prático, com vários exemplos e sugestões para pôr em pratica e para nos ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.

Convida-nos a práticas simples de mindfulness e tem também um CD com meditações.

 MINDFULNESS PARA PAIS – Laura Sanchez   

Neste livro, a Laura Sanches explica-nos como o Mindfulness pode ser uma ferramenta excelente para melhorar a nossa relação com os nossos filhos.

Se formos pais mais presentes, mais tranquilos, somos um melhor modelo para as crianças. O Mindfulness pode ajudar-nos a encontrar estes estados de presença e a trabalhar a atenção e escuta ativa, que sem duvida melhoram a nossa relação com os nossos filhos. E nós sabemos como estes estados de presença são, por vezes, tão difíceis, fruto das solicitações constantes em que vivemos.  

Uma mensagem que este livro nos passa, é que a nossa presença, inteira, completa e livre de julgamentos é não só o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos mas, também a nós próprios.

Ao cultivar esta presença e conexão verdadeira estamos a cultivar a relação, e essa é outra das mensagem importantes que a autora nos passa : A importância da relação. O que está também muito alinhado com aquilo que já a Mia nos passa nos seus livros : A solução está na relação. 

Também é um livro com vários casos reais e exercícios práticos de mindfulness, práticas mais formais e mais informais.  

PAIS CONSCIENTES – Educar para crescer : Shefali Tsabary

Neste livro a Shefaly traz-nos uma mensagem profunda e até provocadora – explica que os nossos filhos só poderão vir a ser adultos livres, responsáveis e conscientes se nós, enquanto pais, procurarmos elevar-nos a um estado superior de consciência.

Pais Conscientes é muito desafiante e faz-nos o desafio brutal que é “criarmos os nossos filhos com mais respeito pela sua essência, com uma maior consciência do nosso papel espiritual no mundo e com um amor autêntico por nós mesmos e pelas pessoas autónomas, únicas e valiosas que são os nossos filhos.”

A autora oferece-nos aqui uma visão diferente da relação pais-filhos. Contrariamente ao que é tradicional, uma relação onde pais é que sabem e transmitem conhecimento às crianças, o livro propõe que a nossa relação com os nossos filhos deve ser uma interação de crescimento mútuo, através da qual são os pais que verdadeiramente aprendem com os filhos. (As crianças agem como “facilitadoras” do desenvolvimento dos pais).

Nesta perspetiva, o percurso de aprendizagem é um percurso, uma jornada partilhada, e é marcada pela afinidade espiritual entre pais e filhos. Este novo estilo parental, reconhece portanto a capacidade das crianças de provocar uma profunda busca e desenvolvimento interior, que origina uma transformação nos pais.

O prólogo do livro é do Dalai Lama.

O CÉREBRO DA CRIANÇA – Daniel J. Siegel e da Tyna Bryson

Este é um livro que, como diz  Daniel Goleman ajuda a potenciar a IE nas crianças. Todos o conteúdo e técnicas preparam os pais para ajudar as crianças no processo de construção da sua inteligência emocional.

Entender como funciona o cérebro da criança dá-nos a possibilidade de, em situações do dia a dia, poder proporcionar às crianças experiencias que irão ajudara desenvolver um cérebro resistente e bem integrado.

As descobertas da neurociência sobre a plasticidade do cérebro abrem-nos esta nova perspetiva de poder “moldar” o nosso cérebro criando experiencias que ativam novas ligações neuronais de forma a sermos mais saudáveis e felizes. E isto é valido para cada um de nós, em qualquer fase da vida.

Os pais podem, portanto, “moldar” diretamente o crescimento do cérebro dos filhos consoante o tipo de experiencias que lhe proporcionam. Este processo de criar novas ligações neuronais é a essência daquilo que o Dr. Siegel chama de integração.

O livro dá-nos 12 estratégias para treinarmos o cérebro dos nossos filhos rumo a um cérebro integrado. Ensina-nos a educar, mas com o cérebro em mente. A  linguagem é muito acessível e com muitas analogias, o cérebro esquerdo, o cérebro direito (correspondendo a cada um dos hemisférios), o cérebro do andar de cima e o cérebro do andar de baixo. Tem imagens em BD para ilustrar algumas situações e no final, tabelas resumo das várias estratégias proposta, de acoro com a idade da criança. Há também umas folhas resumo interessantes, que os autores chamam  de folha para afixar no frigorifico. 

COMO FALAR PARA AS CRIANÇAS OUVIREM E OUVIR PARA AS CRIANÇAS FALAREM  –  Elaine Mazlish e Adele Faber 

Este é um livro sobre comunicação consciente. Ajuda-nos a perceber como falar, sabendo exprimir as nossas necessidades, os nossos desejos, os nossos limites, de uma forma que as crianças entendam e que as leve a colaborar.

Ajuda-nos a perceber como lidar com os sentimentos das crianças e como ajudar as crianças a lidarem com os seus próprios sentimentos. A forma de comunicar que é proposta não se baseia na autoridade e julgamento e pretende levar a criança a colaborar em vez de obedecer.

É mais um livro que nos fala das alternativas aos castigos e a uma forma mais autoritária de estar e ensina-nos como fazê-lo. É muito prático, cheio de estratégias e dicas originais para aplicar no nosso dia a dia. Tem imensos exemplos de diálogos uteis para cada um de nós adaptar ao nosso estilo pessoal e de linguagem.

É bastante original, pois utiliza bastantes BD para ilustrar situações especificas  e as práticas e métodos propostos. Tem partilhas das autoras, mas muitas situações são partilhadas por vários pais.

As próprias autoras sugerem, no início, a forma ideal de ler o livro : Depois de um primeiro relance (que acho que aguça a curiosidade), lê o livro devagar, faz realmente os exercícios de cada capitulo e tenta por em pratica cada sugestão, antes de avançar. Os exercícios tem mesmo espaço para escrever e é suposto manter o nosso registo pessoal. 

MAES DO MUNDO – Rita Aleluia

Mães do Mundo é um livro que traz a PNL (Programação Neuro Linguística) para a educação. A PNL, de uma forma resumida, estuda a forma como comunicamos connosco e com os outros, e como podemos utilizar a nossa mente de forma consistente para criar os resultados que queremos obter. Neste caso, esta ligação (à educação e à parentalidade) ajuda a trazer-nos à consciência, o impacto e a influencia da forma como comunicamos na relação com os nossos filhos.

A Rita passa-nos de um forma muito simples as estratégias que ela encontrou para comunicar mais eficazmente em família, e revê connosco os pressupostos da PNL que nos ajudam na nossa relação com as crianças. Não precisas de ter conhecimentos de PNL para leres o livro, a linguagem é muito simples e as explicações também.

É muito experiencial, tem relatos e historias de várias mães que a Rita conheceu pelo mundo fora e que nos falam das suas experiencias, experiencias tão diferentes mas com uma base de amor incondicional.

Este livro convida-nos também a desligar o piloto automático, a até a incorporar praticas e atitudes Mindfulness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *