Menu Fechar

O efeito dominó

O Efeito Dominó – Artigo escrito para a revista Mindset Magazine de janeiro 2019

“O efeito dominó, efeito em cascata ou efeito em cadeia sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infinita duração.”

Numa sequencia de dominós alinhados, cada dominó em pé representa uma pequena quantidade de energia potencial. Quanto mais peças se alinharem em sequência mais energia potencial se acumula, o que quer dizer que com um movimento simples, derrubando a 1ª. peça podemos desencadear uma reação em cadeia surpreendente.

O livro “A Única coisa”[1], refere uma pesquisa de Lorne Whitehead publicada no American Journal of Physics em 1983, que descreve que uma única peça de dominó pode derrubar uma peça 50 % maior que ela. Posteriormente, em 2001, em São Francisco, essa experiência foi reproduzida usando 8 dominós, começando com uma peça de 5 cm e terminando com uma peça de perto de 1 m. Esta experiencia permitiu chegar à conclusão que, como numa progressão geométrica, poderíamos derrubar peças de alturas impensáveis. Em progressão a 18º peça seria quase do tamanho da Torre de Pisa, a 31ª. peça teria a altura do Monte Everest e a 57ª chegaria à Lua.

Se fizermos uma analogia com a nossa vida e os objetivos que pretendemos alcançar podemos perceber que não há objetivos grandes demais e tal como a progressão geométrica do dominó podemos trabalhar passo a passo, etapa a etapa, peça a peça, colocando a nossa energia na próxima conquista, e na próxima e na outra a seguir.

A conquista dos nossos objetivo é assim sequencial, mas existe um segredo, e este estará na seguinte pergunta:

Quais são as coisas fundamentais que tens que fazer em cada momento? Qual a coisa mais importante a fazer agora?

É nessa que tens de te focar, na próxima coisa mais importante a fazer. Definir e alinhar as nossas prioridades permite-nos escolher a peça mais determinante que será a seguinte a derrubar.  

Aqui reside a mudança de Mindset necessária para alcançar metas ambiciosas: A definição de prioridades. O que é mais importante fazer em cada momento?

Aplicar o efeito dominó ao nosso dia a dia, é definir metas intermédias de forma a caminhar passo a passo, celebrando cada etapa. E em cada etapa começar com algo que podemos fazer imediatamente e que define o caminho a percorrer, o mais importante.

E mais, em cada etapa alcançada com êxito, construímos o impulso e a motivação para a próxima e ganhamos mais confiança nas nossas capacidades.

Cada tarefa que completamos independentemente de ser pequena ou grande, é um passo importante na construção da nossa confiança.

Assim, mantemos a motivação para a ação, para o “Fazer Acontecer” e alcançar o resultado pretendido, passo a passo, apropriando-nos das conquistas feitas no caminho.  

Pensa grande. Tudo o que é grande começou por ser pequeno…

“Todas as grandes oportunidades começam como uma queda de dominós.” –

BJ Thomson

[1] A Única Coisa – Gary Keller e Jay Papasan (Edição Sabedoria alternativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *