fbpx
Menu Fechar

Resiliência – És uma pessoa resiliente?

resiliencia

A propósito dos desafios mensais que proponho no meu grupo de facebook Coaching e Gestão de tempo para mulheres resolvi partilhar contigo sobre a importância de ser resiliente nas várias áreas da tua vida.

Mas o que é a resiliência? 

Resiliência é a habilidade de um indivíduo de se recuperar e reagir às adversidades do dia a dia, seja na sua vida pessoal ou profissional.”

 A palavra resiliência vem da Física e significa : 

Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.

Por analogia com a propriedade física dos objetos, podemos entender a Resiliência como a capacidade que nós temos de superar e de nos recuperarmos das adversidades da vida.

Vamos imaginar uma régua de MADEIRA de 40 centímetros, se fizermos uma pressão X na régua ela irá partir-se.
Agora imaginemos uma régua de ACRÍLICO de 40 centímetros, se fizermos a mesma pressão, sendo mais flexível, a régua provavelmente não se irá partir. Podemos dizer então que a régua de acrílico é muito mais “resiliente” que a régua de madeira.
Há pessoas que são como as réguas de madeira, quebram-se com facilidade. A pressão e os problemas deixam-nas emocionalmente abaladas.
Outras pessoas são como as réguas de acrílico, quando aparece uma pressão ou dificuldade elas “flexibilizam-se” e continuam a ter resultados.

Como acontece contigo? Quebras com facilidade? Desequilibras-te emocionalmente perante as dificuldades da vida ? Ou consegues adaptar-te, flexibilizar e lidar emocionalmente com os problemas e as pressões do dia a dia ?

E quais as vantagens de ser uma pessoa resiliente?

 Proatividade

– Pessoas resilientes sabem que o problema não é o problema, mas sim a atitude perante o problema. 

Inteligência emocional

– Pessoas resilientes sabem lidar com pessoas e situações difíceis, não deixando que estas tenham impacto sobre si e as desequilibrem emocionalmente.

Persistência

– Pessoas resilientes não desistem com facilidade nos momentos difíceis, persistem, procuram soluções e resolvem o que é preciso resolver. 

Solução de Problemas

– Pessoas resilientes tomam decisões para resolver e solucionar aquilo que não está bem, tanto na sua vida profissional como pessoal.  

Aprendizagem

– Pessoas resilientes compreendem que mesmo as adversidades da vida podem trazer-lhes benefícios. As dificuldades por que passas hoje irão trazer-te benefícios no futuro, pois a aprendizagem adquirida neste processo tem o poder de te transformar numa pessoa ainda melhor.

Há muitos factores que influenciam a tua capacidade de Resiliência, mas será que a tua capacidade de resiliencia pode ser trabalhada? Deixo-te aqui algumas dicas:

Dicas para trabalhares a tua resiliência

  * Olha para as adversidades com outros olhos

A máxima de que “por trás da crise existe uma oportunidade” ou “Em tempo de crise uns choram outros vendem lenços” faz todo o sentido, e é esse pensamento que deves adotar no dia a dia.

Mesmo que te seja difícil pensa que em qualquer adversidade há sempre uma oportunidade de crescer e evoluir. E tudo é impermanente, tudo passa, tudo muda… e vai melhorar… 

 * Sê otimista

Vês o copo meio cheio ou meio vazio?    

“O pessimista vê dificuldades em cada oportunidade, o otimista vê oportunidades em cada dificuldade” – Winston Churcill

O otimismo é uma das marcas registadas da resiliência. Ser otimista é  manter a positividade e ver o lado bom das coisas, mesmo diante de um problema. Assim é mais fácil e natural dar a “volta” às situações

 * Sê flexível e aceita a mudança

Aceitar as mudanças e encontrar um modo de se adaptar a elas é uma atitude fundamental para te tornares resiliente. Fazer sempre da mesma maneira não produz resultados diferentes. A aceitação não é conformismo ou resignação e até pode promover a mudança.

Quando aceitas vês as coisas mais claramente e consegues perceber melhor o que fazer

 * Confia em ti e no teu propósito

Confia no teu potencial e no teu valor. Lembra-te que tu não és o que te acontece. Nem sequer és o teu comportamento. És muito mais do que isso.

 * Encontra o teu peer group

Pensa que não estás sozinha. Cultiva um peer group. Um peer group são aquelas pessoas que nos apoiam e estão presentes quando precisamos (nos bons e nos maus momentos) e que nos ajudam e incentivam a crescer.

Não tens um grupo assim? Procura as pessoas que possam ser teus pares e ajudar-te no teu crescimento. Cria este tipo de relacionamentos e mantem contatos regulares. Rodeia-te de pessoas que te motivam, evite as pessoas negativas que tem sempre um problema em vez de uma solução, que descobrem sempre um “mas”, e que não regozijam verdadeiramente com as tuas vitórias.

 * Desenvolve a tua inteligência emocional

Quem tem autocontrole e mantém a calma não perde o foco. Em momentos desafiantes aprenderes a expressar e lidar com as tuas emoções com mais equilíbrio irá permitir-te concentrares-te no que realmente interessa e no que precisas de fazer.

 * Sê flexível e aceita a mudança

Aceitar as mudanças e encontrar um modo de se adaptar a elas é uma atitude fundamental para te tornares resiliente. Fazer sempre da mesma maneira não produz resultados diferentes. A aceitação não é conformismo ou resignação e até pode promover a mudança.

Quando aceitas vês as coisas mais claramente e consegues perceber melhor o que fazer.

 * Pratica Mindfulness !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *