Menu Fechar

Testemunhos

“Gostaria de expressar a minha gratidão à Fátima pelas informações valiosas que forneceu no Workshop Parentalidade Consciente – Comportamentos ou Necessidades. Um tema completamente novo para mim, uma outra forma de enxergar os meus filhos. 

Atrevo-me a dizer que, na verdade, foi uma nova forma de olhar para mim.  De lá para cá não paro de pensar nas palavras da Fátima, em tudo o que foi passado, na identificação das necessidades das crianças com base nos comportamentos apresentados, e como a minha postura e o meu comportamento influenciam diretamente no comportamento manifestado pelos meus filhos.

Tenho muita vontade de continuar a aprofundar este tema, para que eu possa me desenvolver como mãe. Está nas nossas mãos o futuro de uma nova geração! Precisamos estar muito atentos ao presente para colhermos um futuro pleno, de afecto, de elevada auto-estima, de bons valores. Esse é o nosso papel como Pais.

Muito Obrigada Fátima pelo excelente trabalho que tem feito!”

Simone Falcão (Formação Parentalidade Consciente)

“A Fátima é uma verdadeira inspiração, foi para mim uma guia, cujos ensinamentos ajudaram-me a compreender melhor o porquê de muitas atitudes dos meus dois filhos. Sabem aquela sensação de entusiasmo, quando a luz se acende e há a resposta ” ahhhhh por isso é que eles fazem isto ou aquilo”… Foi a minha reação no workshop de “Parentalidade consciente” ! Recomendo a Fátima de coração. Obrigada!”

Mara Lourenço (Formação Parentalidade Consciente)

“Quando me iniciei na Parentalidade Consciente, fi-lo mais por curiosidade do que por achar que precisava mesmo dela. Afinal, era uma mãe excelente, cheia de certezas acerca de como educar os meus filhos corretamente. Não precisava de ninguém para me dizer como fazê-lo. Isso era para os outros. Só que não. As primeiras reflexões que fiz logo me mostraram o quão errada estava. Que existia uma enorme diferença nas relações que tenho com o meu filho e com a minha filha. Que estava adormecida em certezas e em crenças daquilo que a vida toda tinha ouvido dizer que é uma ‘boa educação’, embora sempre me tenha considerado muito à frente de tudo isso.

Confesso. As primeiras revelações foram um choque. Ainda o são quando as tenho. A diferença é que agora, por estar mais predisposta, tenho-as com muito mais frequência e assim, enfrento-as com outra calma.

Já escrevi sobre isto diversas vezes. Ser mãe do meu filho era-me natural, fácil até. Claro que também com ele passei a exercer uma parentalidade mais consciente, mas não nos era urgente. Sempre tivemos uma relação que flui. Com a minha filha não. Com ela não podia ser eu própria, ou entrávamos imediatamente em choque. Não a entendia. Era como se tivesse de ser constantemente uma atriz dentro da minha própria casa, para que a coisa não explodisse. Confesso, ainda é um pouco assim. Mas agora, já sei porquê.

Já sei que quando ela come com as mãos é porque é uma miúda manual, que gosta de tocar nas coisas e que usa esse seu sentido para obter mais prazer no que faz e não porque me quer desobedecer ou ser mal-educada durante as refeições. Já sei que quando demora imenso tempo para se arranjar é porque lidamos com o tempo e a pressão de forma diferente, e ela, definitivamente bloqueia sob pressão. Já sei que quando não faz o que eu lhe peço é porque lhe digo mil vezes ‘faz, faz, faz’ e ela se perde, não sabendo o que é realmente para fazer. Já sei que as suas birras resultam da sua necessidade de conexão que eu, sempre com pressa, não tinha tempo para alimentar. Também sei que o caminho é difícil. Que ela não vai mudar. Que o que muda é a sua reação às minhas abordagens. Ainda tenho de pensar muito. Muito. Mas quanto mais penso, melhor a minha filha existe.

Obrigada Fátima!”

Sónia Vaz (Formação Parentalidade Consciente)

“Gostaria de agradecer à Fátima pelo Curso Compreender o Comportamento do meu filho.
De uma forma simples deu-me ferramentas que me ajudam a conhecer melhor os meus filhos e a mim, e assim melhorar o nosso relacionamento.

O comportamento é só uma parte da nossa forma de comunicação com o mundo e ver os meus filhos como um todo e perceber o que pode estar por trás dos seus dias mais desafiantes permitiu-me crescer enquanto mãe – e a ganhar mais confiança e tranquilidade. Obrigada. “

Teresa Jesus​ (Curso Como compreender o comportamento do meu filho)

Mais do que nunca existe a necessidade de apoiar os pais nesta grande missão que é a paternidade e maternidade. Fátima Gouveia E Silva com a sua formação está a ser uma peça fundamental para ajudar famílias. Ajudando famílias, ajuda uma sociedade, ajudando uma sociedade, ajuda este mundo a ser melhor. E quando colocamos alma em tudo o que se faz o resultado não pode ser senão extraordinário!

Obrigado pelo teu excelente trabalho Fátima.

Ana Paula Mata (Formação Parentalidade Consciente)

O balanço deste Workshop sobre Parentalidade Consciente é bastante positivo. A forma como foi conduzido e os temas abordados revelam as capacidades da Fátima. 
Agradeço a simpatia e a cordialidade com que trouxe até mim temas que, à partida, considerava dominados e que como pude concluir, há todo um caminho a percorrer nesta questão da Parentalidade. 
Como temas futuros e sendo um dos que me desperta mais interesse, julgo que o desenvolvimento da Auto Estima nas crianças é bastante interessante.”

Cátia (Workshop Parentalidade Consciente)

“É de realçar a importância do tema para a vida de cada um. É uma tomada de consciência para uma vida melhor, um tema “inovador” sobre algo que está em défice nas nossas vidas e na nossa sociedade.”

Miguel (Workshop Parentalidade Consciente)

“Adorei conhecer o projeto que me ajudou definitivamente a repensar e rever imensas situações que vivo quer em casa, quer na escola. Assim, gostaria de ver este modelo LASEr mais aprofundado num WS futuro e ainda também a Autoestima vs Autoconfiança.”

Sónia (Workshop Parentalidade Consciente)

“Começo por falar da experiência em grupo, que era o que mais me assustava mas tornou-se no que mais me marcou. Com o grupo conheci outra versão de mim que desconhecia, todos os exercícios em conjunto e todas as questões e reflexões levantadas pelas colegas, ensinaram-me muito sobre mim e sobre os outros. Num grupo de pessoas tão diferentes descobri seres divinos, iguais a mim, que buscam o mesmo que eu, e isso é muito reconfortante. Com todo o grupo, aprendi mais sobre mim, aprendi a confiar mais nos outros e em mim própria, e com o exemplo e incentivo de todas, aprendi a ter mais amor-próprio.
De seguida, falo-vos da segunda maravilha para mim, os fantásticos exercícios, as ferramentas para a vida. Adoro-os!! E estou tão contente por os ter para mim, para sempre!! São as diretrizes que preciso para alcançar o que desejo, conhecer-me e descobrir o que realmente me faz feliz. Graças a vocês, tenho aqui um apoio fundamental, ao qual posso recorrer quando e quantas vezes quiser. E acredito que sempre que recorrer aos exercícios vou descobrir coisas novas e fantásticas a meu respeito”

Carina Barreto (Coaching em Grupo)

“Foi muito bom sentir o vosso empenho e dedicação e mais que tudo, sentir que havia “alguém” que não desistia de mim, mesmo eu muitas vezes não correspondendo. 

Alertou-me para o melhor de mim, mas também para o menos bom. Vou assumir o compromisso de continuar a trabalhar. Porque eu mereço!
Todas as ferramentas que nos passaram serão importantes para o caminho que quero traçar. “

Marta C. (Coaching em Grupo)

“O  grupo superou as minhas expectativas. Agradeço imenso a nova visão com que fiquei do meu mundo e esta inquietação de querer melhorar…”

Vanda Martins (Coaching em Grupo)